EM ALGUMAS SEMANAS, viajarei novamente para a Europa, a trabalho. Realizarei várias reuniões profissionais e uma delas será na cidade espanhola de Santiago de Compostela, onde, há alguns anos, concluí meu curso de pós-doutorado.
SANTIAGO DE COMPOSTELA é uma cidade encantadora, mas ela é mais conhecida como o destino de vários caminhos que cortam a Europa, trilhados por peregrinos de todo mundo. O famoso “Caminho de Santiago”.
ESPERO UM DIA VOLTAR a Santiago de Compostela como peregrino, quem sabe no ano que vem. Estou lendo várias coisas sobre o Caminho de Santiago e uma das leituras obrigatórias é “O Diário de um Mago”, de Paulo Coelho (um relato sobre o seu caminho de Santiago).
UM PENSAMENTO me marcou muito. Por que as viagens que fazemos, especialmente para outros países, são tão marcantes, especiais? Paulo Coelho menciona dois motivos:
1) como estamos num lugar que desconhecemos e, muitas vezes, ouvindo um idioma que não falamos, prestamos atenção em cada detalhe, vivendo intensamente o momento em que estamos.
2) valorizamos cada ato de gentileza que nos é dirigido (como uma pessoa que nos mostra o caminho correto), como se fosse algo marcante em nossa história.
VEJAMOS NOSSA VIDA como uma grande viagem. Que tenhamos nos nossos dias mais comuns a postura do peregrino. Afinal, mais importante do que o DESTINO, é saber apreciar as belezas do CAMINHO.
Prof. Flavio Martins.
Comments